A Comunidade

A sede da Comunidade Católica Maanaim fica localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na altura do quilômetro 242 da rodovia Presidente Dutra, município de Piraí, que é uma micro-região do Vale do Paraíba e Sul Fluminense.

A altitude aproximada de 387 metros favorece um clima tropical típico de montanha super agradável. Nossa sede é rodeada de pequenas matas ricas em fauna (aves, borboletas etc), flores do campo, sem contar o visual. Realmente é um lugar lindo, desenhado e esculpido por Deus com muito carinho para acolher as atividades da comunidade, tais como: Acampamento Maanaim, Acampamento de Casais, Acampamento Excursionista e outros retiros, que acontecem anualmente. Estes eventos são realizados em dois sítios vizinhos: o sítio do Maanaim e o sítio Boa Nova. Este último é de propriedade de João Bosco Cabral e Elen Cabral, fundadores da comunidade.

Nos primeiros anos da comunidade, praticamente todas as atividades eram realizadas no sítio Boa Nova. Em meados dos anos noventa, a senhora Adiva Gomes de Alencar, membro da comunidade, comprou o terreno vizinho ao sítio Boa Nova e permitiu que a comunidade o utilizasse, proporcionando assim a ampliação do espaço para os acampamentos. Em outubro de 2010, durante um retiro da comunidade com a participação do Frei Luiz, este proferiu a seguinte frase: "Hoje vocês não são só uma obra! Comecem a se olhar como comunidade." Surpreendentemente, horas depois do Frei Luiz dizer estas palavras, a Adiva compareceu ao sítio e ofereceu a venda do terreno ao Bosco e à Elen. Com esta oferta, os fundadores tiveram o discernimento de que a compra do terreno, que hoje é a sede da Associação Comunidade Católica Maanaim, seria o início do processo de consolidação da comunidade.

De lá para cá, a comunidade vem tomando posse de sua terra sagrada, desenvolvendo nela boa parte de suas atividades. Recentemente foi construído o novo depósito São José e os novos vestiários. Hoje, nosso grande testemunho é ver que Deus age à medida que avançamos nas vias de Suas promessas e liberamos nosso coração a crer em Sua Palavra empenhada em nós.

 

 

Gênesis 32,2 - "E Jacó disse, quando os viu: Este é o acampamento de Deus! E chamou aquele lugar Maanaim".

Comunidade Católica Maanaim | Todos os direitos reservados